O sonho da maioria das pessoas é comprar um imóvel ou um terreno para, futuramente, transforma-lo em um lar. Mas, para que isso aconteça, normalmente as pessoas fazem todo um planejamento, desde todo mês guardar um dinheiro, ou até mesmo abrir mão de algum bem para a realização desse sonho. Quando, finalmente, ele está perto de se realizar, o próximo passo é escolher o lugar ideal, dentro de cada realidade. Nesse processo, precisamos estar aptos para negociar e isso requer muita atenção. Afinal, o golpe tá aí, mas caí quem quer, não é mesmo? Brincadeiras à parte, esse assunto é muito sério e na maioria das vezes, os compradores são leigos se tratando das questões legais e jurídicas e acabam se dando muito mal. Por essas e outras, resolvemos trazer para você os riscos que se corre ao comprar um imóvel sem o auxílio de uma imobiliária e seus corretores.
Adquirir um imóvel superfaturado
Um dos riscos que você corre caso realize uma a compra de um imóvel sem uma assessoria imobiliária é pagar mais do que deveria pela propriedade. Você como leigo não sabe o que um profissional devidamente registrado sabe, o profissional tem experiência, entende dos valores praticados no mercado, ou seja, ele conhece o preço do metro quadrado por região e também entende cada particularidade de um imóvel e o que pode aumentar ou diminuir o seu valor.
Fazer pesquisas e conhecer melhor o mercado imobiliário é um passo importante e deve ser feito independente se você vai efetuar a compra por uma imobiliária ou não. No entanto, isso não é suficiente para te deixar fora de risco. Somente um profissional pode garantir que você não pague mais do que deveria por um imóvel.
Contrato mal elaborado
Para quem não sabem, o contrato é o documento mais importante nessa transação, visto que ele dá o devido respaldo jurídico e assegura tanto quem compra quanto quem vende a propriedade. Por isso, é de suma importância que ele seja claro, completo e preveja todo os tipos de eventualidades, fazendo com que as partes envolvidas sintam segurança para fechar o negócio. O ideal é que esse documento seja elaborado de acordo com as negociações e personalizado conforme acordado entre as partes.
A imobiliária e seus corretores sabem todos os detalhes necessários que devem constar em um contrato para que o comprador fique assegurado.
Documentação irregular
Por se tratar de um processo burocrático, é comum que durante a transação imobiliária alguns detalhes em relação a documentação sejam esquecidos ou passem despercebidos. Dentre eles, um dos mais recorrentes após o negócio ter sido fechado é a descoberta de impostos atrasados. Por falta de informação e da orientação de um profissional, os compradores acabam não se atentando a isso, o que resulta em prejuízos financeiros para ele. Visto que, caso o antigo proprietário não tenha pago todas as dívidas, ela automaticamente será cobrada do novo proprietário.
Outro cuidado que precisa ser tomado é o de não adquirir um imóvel que possua pendências judiciais ou que esteja envolvido em disputas de herança. Pois, nesses casos, se a transferência do imóvel para seu nome atrasar, você corre o risco de perder a propriedade.
Os profissionais do ramo imobiliário conhecem todos esses riscos e só venderão um imóvel devidamente regularizado. Caso haja alguma irregularidade, como dívidas em aberto, o profissional experiente sabe que na hipótese do comprador se interessar em assumir essas pendências, um desconto deve ser dado no preço do imóvel.
Esses são os principais riscos que nós consideramos cruciais na hora de decidir se você vai optar ou não por uma assessoria imobiliária capacitada na hora de comprar ou vender uma propriedade. Afinal, é possível fechar um negócio sem intermédio visando economizar, porém, a chance dessa escolha gerar aborrecimentos é muito grande.
Esse conteúdo foi útil? Caso tenha ficado com alguma dúvida, entre em contato conosco. E se precisar de assessoria imobiliária para compra ou venda de um imóvel, pode contar com a nossa equipe, ela tem profissionais capacitados que vão te ajudar com todos os detalhes.