Saiba como é possível vender seu imóvel com inquilino já residindo

Realizar a venda de um imóvel pode causar muitas vezes, correria, problemas com documentos e com possíveis inquilinos. Afinal, é uma burocracia e tanto. 

Então, já imaginou poder vender a sua casa ou apartamento com o inquilino ainda morando no local? Sim, isso é possível, desde que o inquilino já saiba da venda.  

Por vezes, a propriedade já se encontra alugada e, nessas horas, alguns detalhes em especial devem ser observados para o direito, tanto do inquilino, quanto do proprietário sejam respeitados. 

Neste artigo, vamos te apresentar alguns pontos importantes, mostrando as possibilidades de venda de um imóvel com um inquilino já estabelecido.  

 Direitos e Leis  

Uma série leis e condições devem ser seguidas para que o inquilino continue morando no imóvel, mesmos após a venda. No caso do indivíduo que não tenha outro lugar para onde se mudar. 

Dessa forma, os direitos e demais conteúdos relacionados a imóveis mostram como esse processo deve acontecer. Afinal, atualmente, existe uma legislação própria relacionada a esse tema. 

Uma delas é a Lei do Inquilinato, que surgiu com o intuito de orientar os donos em relação aos seus direitos e deveres, na hora da compra ou venda de imóveis.  

O artigo 27 dessa lei informa que o locatário tem o direito de ser o primeiro a saber sobre a venda do imóvel. No entanto, é necessária uma notificação judicial e extrajudicial para que tenha valor. Lembre-se de que é muito importante que tudo esteja de acordo, de maneira legalizada e clara para que não haja conflitos durante este processo. 

 Direitos do proprietário em relação ao imóvel  

Obviamente, o proprietário do imóvel tem uma série de direitos por ser o dono da propriedade. 

Um dos direitos que o proprietário possui é de realizar um mandado de despejo. Isso se dá, no caso de o locatário se recusar a fazer uma negociação adequada e que traga vantagens a ambos os lados, durante a venda do imóvel.  

Outro direito do proprietário, é o pedido de devolução do imóvel alugado, no caso, isso só pode ser feito se o inquilino realizar obras não autorizadas ou tenha algum tipo de pendência ou contas atrasadas.  

Direitos do locatário  

Dentre os direitos que o locatário tem nessa situação, vamos destacar pontos importantes sobre esse assunto para que você não fique por fora.  

Caso o atual morador não tenha interesse na compra do imóvel em que reside, a propriedade pode ser divulgada, abrindo possibilidade para visitas de outros interessados. 

E caso ele também não pretenda continuar nele após a venda, a Lei do Inquilinato define que o atual morador do imóvel tem 90 dias para a desocupação do local. Esse também é o prazo, caso o novo proprietário queira que o imóvel seja desocupado. Dessa forma, o morador tem a possibilidade de procurar outro imóvel e, assim, conseguir fazer sua mudança com tranquilidade e encontrar um outro local. 

Como vender o imóvel alugado  

Agora que você já sabe sobre os direitos e deveres, e que sim, é possível vender um imóvel alugado sem dor de cabeça, lembre-se: 

Os acordos devem acontecer sempre de maneira clara, para que todos os envolvidos estejam cientes sobre eles e aos demais assuntos que sejam relacionados à compra e à venda do imóvel. 

Cabe dizer também que sempre deve existir um contato muito claro com a imobiliária, caso o imóvel esteja à venda por ela. É sempre bom evitar possíveis conflitos, lembre-se disso! 

Realizar uma conversa e negociação clara e correta é de extrema importância no momento de vender uma casa ou apartamento, principalmente se já houver um morador nela. Por esse motivo, ter o conhecimento sobre esses assuntos pode garantir o bem-estar de todos. 

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para continuar em nosso blog, pois aqui trazemos diversas dicas, tendências e inovações relacionadas as temáticas imobiliárias. 

3 dicas de dispositivos para deixar a sua casa mais inteligente

Você já imaginou como seria se a nossa casa fosse um lugar mais inteligente e conectado? 

Essa realidade está cada vez mais presente em nosso dia a dia, o que é ótimo, já que a tecnologia proporciona praticidade, principalmente, para quem tem uma rotina agitada. Sensacional, né? 

Mas se você não sabe quais são essas tecnologias e onde aplicá-las em sua residência, a gente te ajuda com isso. 

Os dispositivos para casas inteligentes mais comuns hoje em dia são aqueles relacionados à segurança, controle de temperaturas e fechaduras automatizadas, separamos aqui os principais, eles vão te ajudar a tornar a sua casa muito mais prática e inteligente: 

 1 – Assistentes de voz  

Além de responder perguntas diárias, como a previsão do tempo e a situação do trânsito, esses dispositivos podem ajudar você a checar a sua agenda e tocar a sua música favorita, podendo até mesmo conversar com os membros de sua casa. 

Todas essas possibilidades podem ser executadas pelas assistentes de voz, um dos aparelhos para casas mais populares do momento. 

2 – Tranca inteligente  

Para você deixar a sua casa mais conectada, o indicado é que os seus eletros domésticos possam ser controlados pelo seu smartphone ou até mesmo algum assistente de voz.  

Uma ideia boa é investir em fechaduras inteligentes que podem ser controladas pelo seu celular, tablete, biometria ou até mesmo, por sensores de presença.  

O diferencial dessa tecnologia é que ela pode ser implantada em qualquer modelo de porta, independente do seu comprimento.  

E uma das vantagens de usar essas fechaduras é que elas dispensam o uso das chaves para abrir. A biometria também representa uma nova camada de segurança, já que não basta saber uma senha numérica, precisa também ter suas impressões registradas no equipamento para ter acesso à residência.  

Essa tranca faz toda a diferença para garantir maior privacidade e segurança na sua rotina. 

 3 – Lâmpadas automatizadas  

Se você prefere o conforto em sua casa, invista nas lâmpadas automatizadas para deixar a iluminação adequada aos seus ambientes. 

Mas, falando sério, já pensou que maravilha seria poder controlar a intensidade da luz em cada ambiente de sua casa? Com as lâmpadas inteligentes isso é possível!  

Além de auxiliar na economia de energia, você pode mudar a cor das lâmpadas para melhorar o conforto do espaço. Algumas marcas também oferecem a possibilidade de criar comandos com assistentes de voz para “acordar suavemente”, programando a lâmpada para acender aos poucos. 

 

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para continuar em nosso blog, pois aqui trazemos diversas dicas, tendências e inovações relacionadas as temáticas imobiliárias. 

4 dicas que vão deixar a sua mudança mais fácil

Realizar mudança nem sempre é uma tarefa fácil. Muito pelo contrário, geralmente é cansativo, estressante e demorado, sem contar com os imprevistos que podem deixar tudo ainda mais complicado. Pensando nisso, a Imóveis Mercúrio preparou 4 dicas para você que já está planejando se mudar.  

1 -Casa ou apartamento?  

Em primeiro lugar você precisa decidir qual estilo de vida vai querer levar, essa é uma decisão importante, para você resolver se vai procurar uma casa ou um apartamento.  

Ao escolher um local para morar, leve em consideração a sua rotina e a sua vizinhança. Sempre priorize morar perto do seu trabalho ou da escola de seus filhos. Pesquise também sobre o comércio, os serviços de transporte no bairro e nas proximidades, afinal, é fundamental ter facilidade no dia a dia.  

2 – Desapego  

Mudança é sinônimo de vida nova. Por esse motivo desapegue de objetos inúteis, e que só serve para pegar pó. Dessa forma, você evita transportar coisas desnecessárias e elimina o que é velho, deixando espaço para o que realmente importa. A ideia é que você não precise carregar utensílios dispensáveis.  

3 – Organização das caixas  

Você vai precisar de várias caixas para usar no dia da mudança. Uma dica é procurar por caixas resistentes e que tenham divisórias, elas são ótimas para colocar copos de vidros. Agora os itens que são parecidos ou que ficam no mesmo cômodo você pode estar colocando na mesma caixa com uma identificação. Isso evita confusão na hora de localizar e desembalar as caixas, deixando o processo mais prático. 

É necessário ter um cuidado redobrado com os objetos frágeis. Uma dica para evitar que as coisas se quebrem ou se danifiquem durante o transporte, é estar escrevendo “frágil” nas caixas.   

4 – Hora da mudança 

No momento de deixar o imóvel antigo, não se esqueça de olhar todos o cômodos para ter certeza de que nada está sendo esquecido. 

Quando você chegar no seu novo lar, vá colancando tudo em seu devido lugar aos poucos. Aproveite esse momento para pensar na decoração e na sua adaptação.  

Viu como é possívelsimplificar a mudança? Agora, já no novo endereço, você pode buscar muitas inspirações para a sua casa nova! 

Conheça os benefícios de contratar uma imobiliária

Muitas pessoas, decidem não contratar o serviço de uma imobiliária e acabam se frustrando no momento de vender, comprar ou alugar o seu imóvel. Esse tipo de decisão poder ter algumas consequências ruins como, transações sem segurança, prejuízos futuros a quem adquiriu a moradia, entre outros problemas. 

Já quando o tramite acontece por intermédio de profissionais especializados em imóveis, você não precisa se preocupar com a parte burocrática e evita muitos transtornos, afinal eles conhecem todas as etapas do processo e te dão todo o respaldo necessário para garantir o sucesso da transação.  

Leia este artigo até o final e conheça os principais benefícios em contratar uma imobiliária: 

 Economia com o processo burocrático   

Algumas pessoas preferem fechar negócios imobiliários por conta própria, na esperança de economizar dinheiro. Mas, na realidade, o risco de algum erro acontecer na transação sem uma assessoria especializada é alto demais e pode custar muito caro. 

Afinal, quando vendemos, compramos ou alugamos um imóvel, são muitos os processos burocráticos envolvidos, que precisam ser minuciosamente analisados para evitar transtornos, ou seja, exigem não só tempo e dinheiro, mas também o conhecimento necessário para serem feitos do jeito certo. 

Por isso, se você deseja ter tranquilidade na hora de comprar um imóvel, não deixe de contratar uma imobiliária de confiança para te auxiliar. Os benefícios e a economia envolvida vão além da parte financeira, eles trazem segurança e sucesso ao fechar o seu negócio. 

 Avaliação e negociação  

Encontrar o seu imóvel dos sonhos sozinho, é uma tarefa extremamente difícil, pois uma pessoa leiga não sabe identificar certos detalhes, como por exemplo, se o valor pedido está certo ou não, por esse motivo, é importante que um profissional capacitado possa te auxiliar, avaliando o imóvel para que você entenda não seja enganado. Além disso, o corretor imobiliário está acostumado a negociar o valor pedido, podendo deixar todos os lados satisfeitos com o resultado final. 

 Segurança 

No caso da compra ou venda de um imóvel, para não ter nenhum problema no futuro, é preciso verificar se não há nenhuma situação restritiva na propriedade, como por exemplo, dívidas ou processos. E isso, a imobiliária responsável pode verificar te proporcionando mais segurança.  

 Deu pra perceber como ter uma assessoria imobiliária especializada durante sua transação faz toda a diferença? Por isso, se você precisa comprar, alugar ou vender um imóvel, pode contar com a Imóveis Mercúrio, nossos corretores são extremamente capacitados e vão cuidar de cada detalhe para que seu negócio seja fechado com segurança e tranquilidade. 

 

 

ACOMPANHE-NOS :)
FEITO COM