Vai decorar a sua casa ou escritório? Que tal contratar um designer de interiores para te ajudar a compor os ambientes?
Esses profissionais podem aproveitar melhor os espaços e tornar os espaços ainda mais agradáveis e aconchegantes. Mas você realmente sabe o que faz um designer de interiores e como ele pode contribuir com a decoração dos espaços.
Veja a seguir mais dicas!
Designer de interiores e suas atividades
O designer de interiores é um profissional responsável por planejar e projetar os mais diferentes espaços internos tanto de residências quanto de empresas, comércios e escritórios.
Capacitados, eles conseguem distribuir os elementos pensando sempre na estética dos ambientes, no conforto dos moradores ou frequentadores dos espaços, além de garantir a segurança e funcionalidades dos locais.
Entre esses elementos estão a mobília, artigos decorativos, revestimentos de piso e cores das paredes.
Mas é importante lembrar que essa profissionais e atribuições são muito mais abrangentes do que apenas inserir as peças nos espaços, já que é preciso pensar nas necessidades e preferências dos frequentadores, garantindo a harmonia de todos os elementos.
Esses profissionais são responsáveis por otimizar os espaços e garantir que os ambientes estejam coerentes com o estilo dos moradores ou do proprietário da empresa ou comércio.
Designer de interiores: profissão
Os profissionais de designer de interiores são responsáveis por estudar o conceito arquitetônico, planejar e projetar os ambientes internos de acordo com as preferências e necessidades dos clientes ou usuários dos espaços.
A proposta dos projetos deve ser sempre de otimizar os espaços, garantindo conforto, estética agradável e segurança com base nas normas técnicas do setor.
Além disso, os profissionais também podem planejar espaços externos, porém, sempre atendendo as exigências legais e regras de segurança contra incêndio, sem prejudicar o meio ambiente e assegurando sempre a saúde dos frequentadores dos espaços.
Além disso, ele deve selecionar e indicar as cores, revestimentos e acabamentos ideais para cada espaço, criando, desenhando e indicando as melhores mobílias e artigos decorativos para as propostas decorativas.
Esse profissional também pode prestar consultoria técnica em Design de Interiores, além de poder executar outras atividades, como pesquisa de produtos, materiais e equipamentos, análise de proposta de trabalho, execução de projetos, acompanhamento da execução da obra, conceituação de projeto e elaboração de estudos preliminares, entre outros.
Aliás, é importante que você não confunda designer de interiores com decoração. Isso porque, o designer de interiores envolve uma série de normas técnicas para o planejamento dos espaços, enquanto o decorador tem um foco exclusivamente estético.
Conseguiu entender quais são as atribuições de um designer de interiores? Então, nada de planejar os ambientes, se possível, conte com a ajuda deste profissional.
Na hora de comprar, vender ou alugar, seu lugar é na Imobiliária Mercúrio, que te auxilia em todas as etapas, além de reunir as casas, apartamentos, terrenos e prédios comerciais nas melhores regiões da cidade.
Gostou do artigo sobre designer de interiores?
Então, continue acompanhando o nosso blog, pois sempre trazemos dicas, informações e novidades do mercado. Acesse o nosso site e encontre o imóvel que procura!