Alugar um imóvel é um processo que exige uma série de cuidados. É um compromisso que você assume por vários meses e que o custo total é considerável. Pensando nisso, escrevemos algumas dicas importantes para que o seu processo de locação seja mais tranquilo e sem dores de cabeça.
Boa leitura!
1. Tenha o seu orçamento definido
O primeiro passo antes de começar a procurar um imóvel, é ter em mente o valor mensal que você poderá investir. Caso você pense em morar num apartamento, pense além do valor do aluguel, as despesas com condomínio e demais contas. A mesma coisa vale para uma casa e todos as suas manutenções mensais. Sempre é necessário calcular bem todas as despesas que o aluguel de um imóvel irá gerar. E lembre-se: o ideal é que o custo total dessas despesas não comprometa mais que 30% da renda familiar mensal.
2. Escolha cuidadosamente o local
Após a definição de orçamento, o próximo passo é definir o local onde você deseja morar, pois isso te afetará na sua rotina do dia-a-dia. Além disso, é importante observar o que terá próximo de você, padarias, farmácias, supermercados, etc.
Nem sempre a opção mais cômoda é a mais acessível, por isso, converse com seus familiares e escale suas prioridades. Se for preciso, os profissionais da Imóveis Mercúrio podem te ajudar a encontrar o seu imóvel ideal.
3. Desencane: não existe imóvel perfeito
Definido o local desejado, o corretor de locação iniciará o processo para encontrar o imóvel ideal para você e sua família, mas aqui, é importante dizer que dificilmente você encontrará o imóvel perfeito. Por isso, avalie todos os pontos positivos e negativos de cada imóvel apresentando e pondere para alinhar com as suas expectativas. Alguns itens você precisará deixar de lado para se adaptar à realidade de cada imóvel/localidade.
4. Garantia do aluguel
Na hora de fechar o aluguel, você precisará escolher qual garantia de locação irá trabalhar. O mais comum é escolher um fiador, mas também existem outras possibilidades, como: contratar um seguro-fiança, que nada mais é do que uma empresas que faz o papel do fiador, atendendo bem a quem não consegue encontrar um fiador. Também é possível trabalhar com caução e título de capitalização.
5. Faça a sua vistoria no imóvel
O processo de vistoria do imóvel nada mais é do que uma garantia ao locador e ao locatário sobre as condições do imóvel, a fim de comprovar detalhes do estado de conservação do imóvel, que deve ser devolvido nas mesmas condições. Mas nada impede que você, locatário, faça a sua própria vistoria. Você pode registrar, por conta própria e para o seu controle, o estado de conservação do imóvel e assegurar que ele seja assim mantido. Lembrando que as contestações de vistoria tem um prazo de 7 a 10 dias.
Além de todas essas dicas, a principal e mais importante é contar com uma imobiliária para te auxiliar em todo o processo de locação do seu imóvel, assim você poderá ficar tranquilo e se sentir seguro!
Gostou desse artigo? Então continue acompanhando nosso blog, porque aqui trazemos diversas dicas, tendências, curiosidades e conteúdos sobre o ramo imobiliário, para os nossos leitores.