A Taxa Selic é um tema que está sempre nos noticiários, mas muitas pessoas não fazem ideia do que se trata esse tema.
Saiba que esse índice é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central para controlar a inflação, que reflete nos mais diferentes setores da sociedade, inclusive no mercado imobiliário.
Na hora de comprar e vender um imóvel, é importante ficar de olho nesse indicador da economia brasileira.
Confira mais dessa leitura!
Definição da taxa Selic
A Taxa Selic, chamada também apenas de Selic, é a taxa básica de juros da economia, que influencia em todas as demais taxas de juros do país, como as tarifas praticadas em empréstimos, financiamentos e até de retorno em aplicações financeiras.
O valor da Selic é definido pelo Copom, o Comitê de Política Monetária do Banco Central, que reúne a cada 45 dias para definir as alterações da taxa.
A Selic no mercado imobiliário
Sabemos que os investimentos imobiliários exigem um volume considerável de recursos e, por isso, a maioria opta pelo financiamento de longo prazo, que pode chegar até 35 anos, o que acaba influenciando no setor imobiliário.
Para você entender, quando a taxa de juros está baixa, as linhas de crédito ficam mais em conta, facilitando a obtenção do crédito.
Mas quando a Selic aumenta, o custo do financiamento também sobe, o que acaba reduzindo os incentivos para o segmento imobiliário.
Taxa Selic em 2021
Neste ano, a Selic já sofreu três aumentos e, atualmente, está a 5,25% ao ano, lembrando que esse valor pode sofrer alteração, já que ela é atualizada pelo Copom, a cada 45 dias.
Mas segundo especialistas do mercado, essa variação da taxa Selic não deve influenciar negativamente o setor imobiliário neste ano, que deve continuar crescendo ao longo dos próximos meses.
Isso porque, mesmo com esse aumento, a taxa básica de juros ainda é considerada um patamar muito baixo para os padrões históricos da economia brasileira.
Inclusive, o Bacen (Banco Central) revelou que os volumes mensais das contratações no setor de crédito imobiliário em 2021 estão entre os maiores dos últimos anos.
Com a retomada da economia após o controle da pandemia do Covid-19, a expectativa é que a demanda por imóveis permaneça alta.
Sendo assim, com a Selic baixa, o sonho da casa própria fica mais perto. Por isso, na hora de comprar um imóvel, seja casa, apartamento ou qualquer outro bem, a regra é ficar de olho na taxa Selic.
Se pensa em adquirir um imóvel, lembre-se que a hora é agora, pois o juros dos financiamentos ainda estão reduzidos e você pode conseguir um crédito mais acessível, possibilitando a realização do seu sonho.
Quer comprar um imóvel com boa estrutura, ótima localização e com os custos mais vantajosos da cidade? Então, entre em contato com a Imóveis Mercúrio, que reúne as melhores opções de móveis e te ajuda a encontrar a casa que sempre desejou.
Gostou do artigo?
Então, continue acompanhando o nosso blog, pois sempre trazemos dicas, informações e novidades do mercado.