Na contramão da crise, o mercado imobiliário tem ótimas perspectivas para o próximo ano. De acordo com pesquisas do setor, 2022 será um ano marcado pelo crescimento do setor, principalmente, no que diz respeito aos lançamentos imobiliários.
Outro fator que contribui para esse cenário é a aquisição de um imóvel como uma opção de investimento mais rentável e seguro.
Com uma estimativa tão positiva, nada melhor do que conhecer as tendências do mercado imobiliário em 2022, não é mesmo? Então, vem com a gente!
Empreendimentos mais sustentáveis
A sustentabilidade é a palavra da vez e os empreendimentos com foco na preservação ambiental ganharão ainda mais espaço no mercado imobiliário em 2022.
Nesse aspecto, os novos empreendimentos buscarão locais com mais espaços verdes e também a utilização de materiais recicláveis, como o uso de lâmpadas de LED, reaproveitamento de água da chuva, aquecimento solar e por aí vai.
Espaços maiores com infraestrutura para o lazer
A pandemia do coronavírus trouxe muita tristeza, mas também mudou o jeito de vivermos e como enxergamos o mundo ao nosso redor.
Antes disso, as pessoas buscavam por imóveis pequenos, do tipo studio, com espaços reduzidos e com uma localização mais próxima aos grandes centros, mas hoje em dia, esse cenário mudou.
Com o isolamento social que durou longos meses, as pessoas passaram a valorizar ambientes maiores, espaços mais confortáveis e funcionais, além de uma boa estrutura de lazer.
Mesmo com a flexibilização das medidas de restrição e a vida quase voltando ao ‘normal’, muitas pessoas continuarão trabalhando na modalidade home office, o que gera um maior interesse por imóveis maiores.
Somado a isso, a necessidade de passar mais tempo em casa aumentou também as buscas por casas e apartamentos com maiores infraestruturas para o lazer, como sacadas, áreas para churrasco, parques infantis, entre outros.
Processos mais tecnológicos e menos burocracia
A tecnologia está cada vez mais presente em nossa vida e isso também não seria diferente no mercado imobiliário nos próximos anos.
O uso dos recursos tecnológicos está entre as principais tendências para 2022, influenciando os mais diferentes aspectos das rotinas do setor, que inclui a visitação com o tour virtual, assinatura digital de documentos e automação, entre outros.
Além disso, a tecnologia acarreta também na diminuição das burocracias na contratação e na otimização do tempo nas mais variadas atividades, desde a locação digital, o uso de cartão de crédito para contratos de aluguéis, envio de documentos online e muito mais.
Depois de conhecer as tendências do mercado imobiliário em 2022, ficou mais fácil definir as melhores escolhas na hora de comprar, alugar, investir ou vender, não é mesmo?
Gostou do nosso artigo?
Então, não deixe de acompanhar o Blog da Mercúrio, que está sempre de olho nas novidades e tendências do mercado para levar informação de qualidade aos nossos leitores, além de muitas dicas.
Na hora de alugar ou comprar, conheça a Imóveis Mercúrio, que oferece uma ótima estrutura, atendimento de qualidade, corretores experientes e qualificados, além de um amplo portfólio de casas e apartamentos nas melhores regiões da cidade.