Chegou o momento de comprar sua casa própria! Tudo está indo bem, mas lembre-se da importância de avaliar a estrutura do imóvel. Principalmente, se ele for antigo.
Toda sua atenção é importante, nesse momento, porque muitos problemas estruturais podem passar despercebidos e os transtornos vão tirar o seu sono num futuro próximo.
E para te auxiliar nessa avaliação da estrutura do imóvel pontuamos alguns itens que você deve observar antes da comprá-lo. Então, continue lendo esse artigo e fique por dentro das nossas dicas.
Estrutura do imóvel: não deixe passar despercebido alguns pequenos sinais
Além dos transtornos que podem surgir a longo prazo, os problemas estruturais de um imóvel também podem comprometer o orçamento familiar. Diante disso, avalie bem e pondere as vantagens e desvantagens de comprar um imóvel com alguns destes problemas:
Problemas estruturais
Podem ser pequenas fissuras, trincas ou rachaduras nas paredes e, até mesmo, no teto. Tente perceber se há colunas e vigas de sustentação quebradas e se há ferragens aparentes. Estes sinais podem indicar desde problemas simples de serem resolvidos até problemas que comprometam a segurança do imóvel. Diante disso, pense se o custo de uma provável reforma na estrutura do imóvel valerá o investimento da comprá-lo.
Instalações elétricas
Elas exigem bastante atenção e podem dar vários sinais de alerta! Neste quesito, é fundamental que um eletricista capacitado faça a avaliação das instalações elétricas que há no imóvel.
Problemas como ressecamento dos fios, oxidação, ‘gambiarras’ podem comprometer a eficiência energética e colocar em risco a segurança de todos.
Ao avaliar a estrutura do imóvel, verifique também as tomadas, caixas de disjuntores e outros detalhes relacionados à energia elétrica.
Instalações hidráulicas
Esse é um outro ponto de avaliação da estrutura do imóvel porque também precisam estar em boas condições para ser descartada uma possível reforma.
Observe se as torneiras e registros não estão com rachaduras ou sinais de corrosão. Veja também se não há gotejamento nas torneiras, sifões e flexíveis hidráulicos. Teste todos os registros para se certificar de que estão funcionando corretamente bem como as descargas e a vazão dos vasos sanitários.
Teto e telhado
Fique atento, pois se o teto tiver forro de PVC, por exemplo, o estado de conservação dele precisa estar bom, pois se apresentar ressecamento ou estiver quebradiço, será necessário trocá-lo. Tente saber também se há telhas quebradas para serem trocadas o quanto antes. Elas também fazem parte da estrutura do imóvel.
Portas e janelas
Faça o teste abrindo-as e fechando-as para perceber se elas fecham e abrem facilmente sem rasparem no chão. Os trincos e dobradiças devem funcionar bem e os trilhos têm de estar sem sinais de ferrugem e serem silenciosos. Caso as portas e janelas sejam de madeira, observe se elas estão soltando serragem, pois isto pode ser sinal de cupins.
A ajuda de uma imobiliária pode facilitar esse processo
Viu como são muitos os pontos para prestar atenção na hora de avaliar a estrutura do imóvel? Por isso, a ajuda de uma imobiliária com experiência pode facilitar muito nesse processo. Afinal, detalhes que podem parecer simples e não indicarem nenhum problema, podem causar muitas dores de cabeça que exigirão reformas que não estavam previstas no seu orçamento.
Fale com nossa equipe de atendimento entrando em contato com a nossa imobiliária.