O depósito caução é um dos tipos de garantia para locação mais usados no mercado imobiliário, viabilizando contrato de aluguel de casas, apartamentos e prédios comerciais em todo o Brasil.
Segundo um levantamento feito pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação de São Paulo), o depósito caução tem sido a segunda modalidade de garantia locatícia mais utilizada na capital paulista, nos últimos anos.
Mas você sabe como essa modalidade de garantia funciona e quais são os benefícios oferecidos por ela?
Vem com a gente, pois entender esse tema é importante na hora de assinar um contrato de aluguel.
O que é depósito caução?
Depois de escolher o imóvel ideal para morar, analisar os custos, localização e a sua estrutura, saiba que há outros detalhes que você precisa ter total atenção, afinal, eles fazem parte do contrato, como a garantia locatícia.
Isso porque, ao alugar um imóvel, o proprietário precisa ter a certeza que receberá os valores devidos em um contrato de locação. Sendo assim, o mercado oferece as mais variadas formas de garantia, como o depósito caução.
Essa modalidade de garantia é uma forma mais fácil de alugar, que é quando o locatário deve depositar até três aluguéis de forma antecipada. Lembrando que a Lei do Inquilinato prevê que o proprietário do imóvel escolha a modalidade de garantia locatícia mais conveniente.
Como funciona o depósito caução?
Nesta garantia locatícia, o inquilino deve fazer o depósito deste valor em uma poupança conjunta no nome do locador e do locatário, após a assinatura do contrato.
Lembrando que no final do contrato, será devolvida ao locatário, com a correção da poupança de todo o tempo que esteve depositado.
Além disso, há também a possibilidade de não fazer a devolução do dinheiro, porém, o inquilino não precisa fazer o pagamento do aluguel, que corresponde ao valor depositado, no final do contrato.
Entretanto, em caso de renovação, o caução continua na poupança até que o contrato seja finalizado.
Outras modalidades de garantia locatícia
A modalidade número 1 mais usada na hora de alugar é o fiador, que é quando o locador pede que a garantia locatícia seja feita por meio de um fiador, alguém que se responsabilize pelos pagamentos, em caso de inadimplência e outros problemas que possam acontecer durante o período do contrato.
Há também o seguro fiança, que é oferecido por uma seguradora que se responsabiliza pelo pagamento, caso ocorra alguma inadimplência.
Nesse sentido, o locatário faz o pagamento de valores referentes a esse seguro, que funciona da mesma forma como um seguro de carro, por exemplo.
O mercado imobiliário disponibiliza ainda a modalidade de garantia chamada de cessão fiduciária. Essa garantia oferece ao locador aplicações financeiras de quotas de fundo de investimento e títulos de capitalização.
Na hora de alugar um imóvel, entre em contato com a Imobiliária Mercúrio, que auxilia você a encontrar as melhores opções, além de oferecer processos seguros, transparentes e ágeis.
Gostou do artigo?
Então, continue acompanhando o nosso blog, pois sempre trazemos dicas, informações e novidades do mercado.